terça-feira, 7 de abril de 2015

Curiosidades sobre a máfia



Para conseguir prender Gaetano Lo Presti (que se suicidou horas depois) foram necessários 1.200 policiais e vários helicópteros de apoio. Prender ele rapidamente era necessário, assim a máfia não teria tempo de se reorganizar e eleger um novo Don.


Existe uma pequena cidade colina na Província de Palermo, Sicília, Itália, que se chama Cittá di Corleone. Ela serviu de inspiração para o livro The Godfather (ou O Poderoso Chefão), porque foi ai nessa cidade que nasceram os chefes da máfia Salvatore “Totò” Riina e Bernardo "Binnu u tratturi" Provenzano. Os residentes da cidade querem mudar o nome  devido a sua conotação criminosa.


Bernardo "Binnu u tratturi" Provenzano, foi preso em 11 de abril de 2006 e era procurado desde 1963, nesses 40 anos de fuga ele ainda teve tempo para inovar a máfia, ele mudou a estratégia dos crimes, de armas e assassinatos eles foram para a tecnologia e crimes de colarinho-branco. Mesmo assim ele não usava e-mails ou telefones, todas suas mensagens eram escritas em uma máquina e carregadas a mão.


Gregory Scarpa, Sr. conhecido como "The Grim Reaper" ou "The Mad Hatter" é suspeito do assassinato de mais de 50 pessoas entre 1950-19992, mas isso não o impediu de ser recrutado 2 vezes para ajudar o F.B.I (e depois se tornar um informante), a primeira foi em 1964, quando três trabalhadores desapareceram, a policia tinha seus suspeitos (alguns ligados a KKK) mas não conseguiram descobrir a localização dos corpos, então contrataram o mafioso para fazer isso por eles usando seus próprios métodos inconvencionais, lhe deram uma arma e dinheiro  e não demorou para os corpos aparecerem. A segunda vez foi em 1966, no assassinato do lojista negro Vernon Dahmer, que morreu  em um incêndio iniciado pelo Klan, mas como Scarpa e o F.B.I não concordaram com a recompensa que ele merecia, ele deixou de ajuda-los, anos depois voltou a ser um informante, acredita-se que o F.B.I tenha pago Scarpa cerca de U$158,000 por todos os seus trabalhos. O F.B.I nega qualquer envolvimento com Scarpa.


Em Palermo, capital da Sicília, cerca de 80% dos negócios pequenos são obrigados a pagar o pizzo (dinheiro de proteção). Acredita-se que a máfia lucre £20 bilhões apenas no sul da Itália com esse tipo de extorsão.


Um grupo civil que se dedicou a acabar com o esteriótipo de que todos os italianos são mafiosos, eram na verdade liderados por um mafioso.


A palavra "máfia" deriva de um termo árabe que significa proteção, pode ter sido utilizada como uma espécie de gíria que significa "agir como protetor contra a ignorância dos poderosos". Na invasão francesa contra Sicília em 1282, eles utilizavam o slogan "Morte Alla Francia Italia Anela" ("morte a França, a Itália implora) seu acrônimo também forma a palavra máfia que passou a ter o significado de família.


Quando a máfia chegou a América no século XX, sua principal forma de renda era a extorsão, naquela época eles eram conhecidos como "The Black Hand" ("A Mão Negra")  porque eles assinavam as cartas que mandavam aos negociantes com o desenho de uma mão negra, simbolizando a morte.


Alphonse Gabriel "Al" Capone também chamado de "Scarface" (depois de uma briga de bar) e "Snorky" (apenas pelo seus amigos íntimos), foi considerado por muitos um Robin Hood moderno devido as suas diversas doações a caridade. Seu carro blindado foi usado como limousine pessoal do presidente Franklin Roosevelt. Ele consegui se esquivar de diversas acusações em sua carreira: assassinato, extorsão, suborno, tráfico ilegal (principalmente de bebidas alcoólicas), porte de armas, mas ele acabou sendo preso por evasão fiscal em 1932. 
No final de sua carreira Capone já havia praticamente desistido de sua vida criminosa devido a seu estado de saúde, quando chegou na cadeia com 33 anos e 113 Kg, Al foi diagnosticado com sífilis e gonorreia, ele também estava sofrendo com os sintomas de abstinência do seu vício em cocaína, cuja utilização já havia perfurado seu septo nasal. Segundo alguns testes feitos na época (depois que ele já havia sido solto) sua capacidade mental foi diminuída ate igualar a de um garoto de 12 anos, suas cartas já eram ilegíveis. Ele acabou contraindo pneumonia e morreu no dia seguinte (25 de janeiro de 1947), em sua casa e com sua família, devido a uma  parada cardíaca.


Omertà é o código de silencio que todos os homens feitos, ou seja, os homens que ingressam na máfia, devem fazer. Eles devem jurar obedecer a sua nova família, mesmo que isso signifique ir contra a sua antiga. Parte do juramento envolve dizer que se eles traírem sua família, sua alma queimara no fogo do inferno para toda a eternidade, eles também derramam sangue do "dedo do gatilho" na foto de um santo, e depois a queimam, se todos os membros aprovarem, o iniciado agora já é um homem feito e pode participar das atividades da máfia.
Fontes: Link 1, Link 2, Link 3
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...