quarta-feira, 17 de junho de 2015

Como os animais enxergam o mundo


Muita gente ainda acredita que os animais só enxergam em preto e branco, mas isso não é verdade, alguns enxergam até mais cores do que a gente. Confira agora como os animais realmente enxergam o mundo.

Aves


Os pássaros têm quatro tipos de células cone em seus olhos chamadas fotorreceptores, enquanto os seres humanos têm apenas três. Isso permite que as aves visualizem o mundo de uma perspectiva completamente diferente e muito mais clara do que nós, isso porque elas também enxergam raios ultravioletas.



Aves (esquerda) X Humanos (direita)


Canídeos

Os cães só têm dois cones, azul e amarelo, eles não tem o vermelho e nem o verde. A sua visão pode ser comparado a um ser humano daltônico. Por isso eles confiam em seu senso de cheiro para a maioria de suas atividades.






Humanos (esquerda) X Canídeos (direita) 


Por outro lado, cachorros em uma visão periférica muito maior do que a nossa.



Cobras

Jararacas, cascavéis, pítons, entre outras, literalmente, veem o mundo de duas maneiras diferentes. Eles podem ver um pouco de cor, mas também enxergam infravermelho, com sensores extremamente sensíveis (alguns mais sensíveis do que outros) localizados em suas cabeças. 
A cascavel, por exemplo, tem um pequeno buraco em cada lado de sua cabeça, cheio de milhares de células receptoras que são, na verdade, sensores infravermelhos de tamanho microscópico. 
No entanto, apesar de seu tamanho minúsculo, os sensores são pelo menos 10 vezes mais sensíveis do que os melhores sensores infravermelhos artificiais que já foram construídos.




Cobras (esquerda) X Humanos (direita)


Abelhas

As abelhas têm receptores de cores para azul e verde, mas também enxergam o espectro UV do mundo. Mesmo que as abelhas não possam ver o vermelho, elas podem ver outros comprimentos de onda avermelhados, como laranja e amarelo por exemplo. Acredita-se que elas enxerguem as cores azul-verde, azul, violeta, roxo e ultravioleta. 
As cores UV  em pétalas anunciam o montante de néctar e pólen disponível, assim orientando as abelhas para a fonte do néctar.




 Humanos (esquerda) X Abelhas (direita)


Felinos

Os gatos têm muitas mais hastes, o que aumenta a sua capacidade de ver na luz fraca e durante a noite, mas as nossas retinas têm muitas mais cones do que a dos gatos. Especialmente na área da fóvea (que é todos os cones e bastonetes). Isso nos dá a visão do dia com muitas cores vibrantes e resolução detalhada. Por outro lado, os gatos têm um campo de visão que se estende por  200 graus, em relação a 180 graus dos seres humanos.



Humanos (acima) X Felinos (abaixo)







Morcegos

Morcegos usam a ecolocalização para localizar e capturar suas presas. Quando morcegos voam, eles produzem um fluxo constante de sons agudos que apenas outros morcegos são capazes de ouvir. Quando as ondas sonoras produzidas por esses sons "bate" em um animal, inseto, ou outra coisa, os ecos saltam de volta para os morcegos, e ajudam a orientá-los para a fonte. 
Mas, estudos recentes confirmaram que os morcegos também podem enxergar com luz polarizada.


Luz polarizada


Borboletas

Borboletas enxergam vermelho, verde, azul, UV e a luz das ondas do vermelho ao roxo (mais uma vez isso depende da espécie).
Como as abelhas, isso lhes permite detectar uma flor com pólen. As borboletas têm apenas 0,04 da acuidade visual dos seres humanos. A estrutura de um olho de borboleta é muito diferente da de um olho humano. A borboleta tem um olho composto de muitas facetas, cada um de seus olhos é composto por até 12 mil facetas. As diferentes facetas são como os pixels de uma câmera digital, elas percebem coletivamente uma visão única do mundo.


Ultravioleta




Humanos (esquerda) X Borboletas (direita)


Moscas

Os olhos são como centenas de milhares de pequenas lentes,  elas enxergam luz ultravioleta e vêem em câmera lenta.


Tubarões

Eles enxergam com clareza dentro d'água, mas não enxergam cores. Por isso eles se concentram no seu olfato que é muito mais apurado do que o dos humanos.


Fontes: Link 1, Link 2

Curtiu a matéria? Então curta e compartilhe nosso Facebook: Real World Fatos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...