segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Curiosidades sobre Popeye


A primeira aparição de Popeye foi nas tiras de quadrinhos de seu criador Elzie Crisler Segar em 17 de janeiro de 1929, depois o personagem foi adaptado para desenhos animados em 1933 pelos irmãos Dave e Max Fleischer. 
Popeye é um marinheiro que está sempre tentando proteger sua namorada, Olívia Palito (em inglês Olive Oyl), das garras de seu eterno inimigo, Brutus (em inglês Bluto).


Originalmente a força de Popeye não vinha do espinafre, para se tornar sortudo o marinheiro tinha de esfregar as penas da sua galinha de estimação Bernice the Whiffle Hen. O espinafre só foi usado em 1932.



O espinafre não dava apenas super força ao personagem, ele também ganhava outras habilidades tais como se tornar um grande dançarino e pianista.


Os desenhos de Popeye eram tão populares durante a depressão que a vende de espinafre subiu 33% nos E.U.A, e a erva brevemente se tornolu a 3° comida  mais popular entre as crianças, logo atrás de sorvete e peru. A marca de espinafres "Popeye" é a segunda maior marca de espinafre da América.


Em um dos desenhos animados, Popeye diz a seus sobrinhos que ele é um descendente de Hércules e seu antepassado originalmente ganhava a sua força ao inalar alho.


Durante a Segunda Guerra Mundial, os desenhos animados do Popeye atingiram um novo patamar de popularidade e eram regularmente usados ​​para aumentar a moral dos Estados Unidos. Muitos dos desenhos do Popeye  durante os anos de guerra foram incrivelmente ofensivos racialmente com os japoneses. Por exemplo, nos desenhos animados, os japoneses são referidos como "Jap-pansies" ("pansies" significa covarde ou até mesmo boiola) e retratou os asiáticos como dentuços com óculos de lentes grossas. 


O episódio "Seein' Red, White 'n Blue" foi "proibido" depois da Segunda Guerra Mundial por ser muito racista, mas também é o único episódio onde Brutus e Popeye unem forças e engolem uma lata de espinafre  juntos para bater em soldados japonês. Se quiser assistir o episódio clique aqui. Até hoje muitos desenhos do Popeye tem cenas cortadas por serem consideradas ofensivas aos afro-americanos. 


Espinafre não te deixa mais forte e nem faz crescer os seus músculos. O amor de Popeye por espinafre nasceu de um dos muitos erros matemáticos da história. Um matemático e cientista revelou que o conteúdo de ferro do espinafre foi mal calculado por um químico alemão em 1870 quando ele colocou um ponto decimal fora de lugar. Durante o processo de mapear os nutrientes do alimento, o químico chegou a conclusão que o espinafre tinha cerca de 3,5 mg de ferro para cada 100 gramas do alimento, aó que na hora de publicar sua descoberta, o cientista acabou errando o ponto de lugar e o que veio a público foi um valor de 35 mg por 100 gramas. Isso chamou a atenção das pessoas ao redor de todo o mundo, e até hoje muita gente acredita nesse mito.


Foi durante os anos de guerra que Popeye deixou de usar sua roupa preta e passou a se vestir inteiramente de branco.



Ainda não se sabe se Popeye só tem um olho (Pop = estourado, Eye = olho) ou se está apenas apertando os olhos, mas em pelo menos um dos desenhos animados, Brutus o chama de "nanico de um olho só".


Nas revistas originais da Thimble Theather, Popeye não era o namorado de Olivia, seu namorado era o personagem Ham Gravy. Mas com o passar do tempo Popeye se tornou mais popular e ganhou o amor da senhora Palito.


Muitos fãs de Popeye concordam que Olivia é uma péssima pretendente ao marinheiro. Olivia insulta e repreende o marinheiro diversas vezes, ela também se mostrou infiel e chegou até mesmo a bater em Popeye.


O personagem Popeye foi inspirado em um homem que Elzie Segar conhecia chamado Frank "Rocky" Fiegel. Aposentado, Frank era pago para manter limpo o bar local. Vivia com o olho direito meio fechado, fumava cachimbo e gostava de contar aventuras imaginárias, gabando-se das proezas de sua força física, garantindo que nunca tinha perdido uma briga.


No Brasil, os quadrinhos foram publicados pela primeira vez em 1932 no jornal Diário de Notícias. Nessa época Popeye e Olívia tiveram os seus nomes mudados, Popeye se chamava "Brocoió" e Olívia "Serafina". Obviamente, os nomes não fizeram sucesso. Outros personagens originalmente também tinham nomes diferentes, o bebê Gugu já foi chamado de "Zezé" e o Dudu chegou a ser chamado de "Pimpão".

Então, curtiu a matéria? Então não deixe de curtir nossa página no Facebook: Real World Fatos











Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...