segunda-feira, 25 de abril de 2016

Curiosidades e fatos sobre Scooby-Doo

Quem nunca assistiu Scooby-Doo e seus amigos resolverem um crime? O desenho americano foi produzido pela Hanna-Barbera, e estreou na TV em 1969. De lá para cá várias versões diferentes foram feitas, isso inclui filmes e até HQ's. 
Se você era fã do Scooby não deixe de continuar lendo essa matéria e descobrir alguns fatos poucos conhecidos dos personagens e dos desenhos.

Os personagens foram criados pelo animador, produtor e diretor Iwao Takamoto que também fez trabalhos para a Walt Disney. Takamoto nasceu em Hiroshima mas após o bombardeio ele e sua família foram forçados a se mudar para um campo de internamento. Eles passaram o resto da Segunda Guerra Mundial no campo de internamento Manzanar, foi lá que Takamoto recebeu suas primeiras lições de ilustração de dois outros internos.

Originalmente o desenho seria bem diferente daquele que acabou indo ao ar. Scooby não seria um dogue alemão e sim um sheep dog chamado Too Much, o desenho ainda incluía um outro personagem chamado Mike que foi descartado. 
Os outros personagens se chamavam Geoff, Kelly, Linda, e W.W e todos eram membros de uma banda. Com o passar do tempo a personalidade deles foram sendo modificadas, e seus nomes também mudaram: Geoff tornou-se Ronnie e mais tarde Fred, Kelly tornou-se Daphne, Linda virou Velma, e W.W virou Shaggy, mais conhecido no Brasil como Salsicha, cujo nome verdadeiro é Norville Rogers.

Já o nome do Scooby foi inspirado por uma canção de Frank Sinatra chamada "Strangers in The Night". Durante a canção Frank diz as palavras "doo-be-doo-be-doo", e depois de um dos executivos do programa ouvir a canção, Scooby-Doo passou a ser o nome do cão da turma.

O desenho foi criado para ser uma mistura da série de rádio "I Love a Mystery" com os personagens do desenho Archie ou da popular série de televisão do início dos anos 60 "The Many Loves of Dobie Gillis". 
O desenho, quando estreou, ainda acabou competindo com "The Hardy Boys" outro desenho sobre adolescentes que resolviam crimes. Mesmo assim Scooby-Doo, Cadê Você? se tornou um sucesso.

Na verdade ele se tornou um sucesso tão grande que vários outros desenhos inspirados nele foram criados (alguns pela própria Hanna-Barbera e outros por concorrentes), isso inclui Josie and the Pussycats (1970-71), The Funky Phantom (1971-72), The Amazing Chan and the Chan Clan (1972–73), Speed Buggy (1973–74), Goober and the Ghost Chasers (1973–74), Jabberjaw (1976–78), Captain Caveman and the Teen Angels (1977–80) e outros. 
Todos esses desenhos tinham um bando de adolescentes resolvendo mistérios, alguns com a ajuda de um mascote.

Já que Scooby é um cão, é normal que ele tenha uma família grande, seus irmãos se chamam Skippy Doo, Dooby Doo, Howdy Doo, Yabba Doo e Ruby Doo. Ruby Doo é a mãe do filhote Scooby-Loo.


Para ajudar a promover seus desenhos era muito comum que a Hanna-Barbera fizesse crossovers entre seus programas, e claro que isso incluía Scooby-Doo. 
As crianças enxeridas já se encontraram com Batman e Robin, Johnny Bravo (clique aqui se quiser ver curiosidades sobre ele), Dinamite, o Bionicão, Harlem Globetrotters, Speed Buggy, Josie e as Gatinha, Os Três Patetas e até mesmo a Família Addams.
Como o desenho é da Warner, Scooby-Doo realmente se passa no mesmo universo da DC Comics.


Durante a produção da segunda temporada do desenho (1970-1971), Casey Kasem, dublador do Salsicha, virou vegetariano, e queria que seu personagem também se tornasse um. 
A Hanna-Barbera prometeu que o personagem iria se tornar vegetariano a partir dessa temporada. Mas nos spin-off's Salsicha consumia diversos alimentos não-vegetarianos. Mas o problema foi quando em 1995 pediram para Kasem dublar o personagem em um comercial do Burger King Clube. Claro que Kasem se demitiu, ele só voltou a dublar o Salsicha, que agora é decididamente vegetariano, em 2002.

O famoso bordão da Velma "Meus óculos, eu não consigo enxergar sem eles!" não foi originalmente escrita para o show. Durante uma reunião com os dubladores, Nicole Jaffe, dubladora da personagem, que também era míope, perdeu os óculos e falou a frase. Os escritores gostaram tanto da fala que colocaram ela nos desenhos e nos filmes.

Os fãs da série criaram várias teorias sobre os personagens, uma delas era a de que Velma e Salsicha já namoraram no passado, esse mistério foi esclarecido no desenho Scooby-Doo! Mistério, S/A, em um episódio foi revelado que Velma começou um relacionamento com Salsicha, mas ele acaba escolhendo Scooby-Doo ao invés da Velma, dizendo que ele não se sentia pronto para ter uma namorada.

Salsicha e Scooby são os únicos personagens a aparecerem em todos os desenhos e filmes da série.

Agora a pergunta que todo mundo já teve ter feito: Como Scooby-Doo e sua turma conseguem viver de resolver mistérios sendo que eles nem são pagos pra isso? A resposta é simples, todos eles vieram de famílias ricas e não tem de trabalhar, os personagens também não parecem frequentar nenhuma faculdade. Essa explicação fica ainda mais explicita no desenho Scooby-Doo! Mistério, S/A, onde eles revelaram que Fred é filho adotivo de um prefeito (seus pais de verdade também eram caçadores de mistérios), Daphne vem de uma família que ficou rica vendendo produtos de banho (é ela que paga pela maior parte das despesas da turma), Velma é filha de donos de um museu e Salsicha herdou muito dinheiro do seu tio Beauregard.

Então, curtiu as curiosidades? Então não deixe de curtir nosso Facebook também.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...