terça-feira, 18 de abril de 2017

Qual a diferença entre...

Existem muitas coisas parecidas que na verdade são bem diferentes, é comum que as pessoas se confundam e acabem trocando as coisas em algum momento, por isso nessa matéria você vai saber exatamente qual a diferença entre...

Travesti, transexual, transgênero e transgênico

Se você não faz parte da comunidade LBGT você deve confundir esses termos o tempo inteiro, mas aqui vai uma explicação rápida:
Travesti - É uma pessoa de um sexo mas que se comporta como se fosse de outro, com ou sem cirurgia de troca de sexos. Por exemplo: Um homem que se veste de mulher
Transexual - É uma pessoa de um sexo que quer se tornar de outro, normalmente com intervenção médica e hormônios. Por exemplo: Um homem que fez uma cirurgia para se tornar uma mulher.
Transgênero - É apenas um sinônimo de transexual, portante eles significam a mesma coisa, mas ambas podem ser usadas.
Transgênico - Essa palavra não tem nada a ver com a sexualidade humana e por isso nunca deve ser usada para se referir a uma pessoa, transgênico é qualquer organismo cujo material genético foi modificado pela engenharia genética. Por exemplo: Uma verdura cujo DNA foi misturado com o de outra verdura para testes científicos.


Voodoo, macumba, bruxaria e magia negra

Para quem não sabe ou não se interessa pela religião dos outros esses quatro termos podem ser usados para descrever a mesma coisa, mas não é bem assim, eles são bem diferentes.
Voodoo - Não tem nada a ver com bruxaria, o Voodoo (ou Vodum) é uma religião com mais de 7 milhões de adeptos e cada país tem seu próprio gosto no voodoo, alguns sacrificam animais, outros não, alguns fazem rituais e orações, outros não. Por isso é bem difícil identificar o que o voodoo de verdade.
Macumba - É apenas uma designação genérica para cultos sincréticos (que reúnem doutrinas diferentes), podem ou não ser influenciadas pela candomblé.
Bruxaria - Essa palavra designa o uso de poderes sobrenaturais como por exemplo feitiços. É basicamente uma religião pagã, mas como não existem relatos de pessoas que realmente tem poderes, é mais usada em livros, séries e filmes com histórias fictícias.
Magia Negra - É basicamente o uso de poderes sobrenaturais para propósitos maléficos ou egoístas. Porém, como não existem pessoas com poderes paranormais de verdade, o termo é mais usado na ficção.
Luta Livre e Lucha Libre

Ambos os termos se referem ao mesmo esporte, o Wrestling, mas um se refere ao Wrestling de origem espanhola (normalmente mexicano) e o outro ao Wrestling internacional, e exsitem certas diferenças entre os dois.
Enquanto a luta livre americana preza os músculos, a mexicana preza a agilidade de seus atletas, por isso suas lutas tem muitos mais movimentos acrobáticos. Outra grande diferença é que os atletas mexicanos normalmente usam máscaras, eles levam essa tradição tão a sério que eles usam as máscaras até mesmo fora do ringue. E se no wrestling americano o lutador tem de ficar em cima do outro por três segundos para ganhar, no mexicano o lutador também pode apenas tirar a máscara de seu oponente, desqualificando ele.

MMA e Vale Tudo

O MMA (artes marciais mistas) é basicamente a versão moderna do vale tudo, que foi considerado muito violente para o mercado esportivo. Os esportes tem uma grande diferença:
No Vale Tudo não existe limite de tempo, a luta só acaba quando alguém desiste ou desmaia, no MMA cada round tem entre 3 e 5 minutos. Enquanto o MMA tem vários golpes ilegais (cabeçada, chutar a cabeça do oponente que está com os joelhos no chão, manipular juntas pequenas, golpear a espinha etc) no Vale tudo só não valia colocar o dedo nos olhos dos oponentes, mordidas e "fish-hooking" (tentativa de rasgar a boca com os dedos). As roupas também diferem, no MMA eles usam luvas, shorts e lutam descalços, no Vale Tudo eles podiam se vestir como quisessem, quase não usavam lutas e podiam usar tênis para chutar os oponentes no rosto. 
Outra diferença gigante entre os dois esporte, é que o Vale Tudo ao contrário do MMa não tinha categorias de peso, ou seja um lutador de 57 KG podia lutar um de 135 KG sem nenhum problema.


Marques, duque, conde, visconde e barão

Não que você tenha que saber a diferença entre eles, já que eles quase nem são usados mais, porém muita gente ainda se confunde, então...
Marques - Homem da alta confiança do rei, a quem eram cedidos territórios fronteiriços.
Duque - O mais poderoso depois do Rei. Era nomeado entre comandantes militares, filhos ou parentes do próprio Rei. Recebia as maiores porções de terra para administrar.
Conde - Assessor, conselheiro ou oficial do palácio que auxiliava o rei em assuntos cotidianos. Recebia condados, porções de terra menores que os marquesados.
Visconde - Responsável por substituir o conde e assumir as funções de assessor do rei na ausência do titular. Recebia territórios pequenos, do tamanho de vilas.
Barão - Súdito fiel do rei, em geral homem rico, que prometia lealdade e serviços em troca de pequenas fazendas ou sítios, que seriam herdados por seus descendentes.


Fruto e legume

Se alguém te perguntasse o nome de uma fruta ou de um legume, você não teria dificuldade em dizer, mas você sabe a diferença entre eles? Bom, na verdade não tem muita diferença.
O fruto  (e não fruta, já que o termo técnico correto é masculino) é a estrutura desenvolvida a partir do ovário de uma flor fecundada. E os legumes são um tipo de fruto, que tem como característica o fato de ser duro, seco e ter as sementes protegidas por uma vagem.
Normalmente frutos doces são chamadas de Frutos e os azedos e duros são chamados de Legumes.

LED, LCD, Plasma

Todo mundo quer uma, mas ninguém sabe a diferença...
LED, LCD e Plasma são completamente diferentes, cada pixel em uma tela de LCD é gerado por lâmpadas fluorescentes, só que a luz gerada por essa tecnologia não tem cor, por isso, ela precisa passar por um filtro colorido. Elas consomem pouca energia e se saem bem em locais iluminados, pois não refletem muito.
Já as LED tem, na verdade, uma tela LCD, mas iluminada por trás com lâmpadas de LED, mais brilhantes e que consomem menos energia.
E a TV de Plasma conta com milhares de células individuais para criação de imagens, proporcionando uma extrema fidelidade de cores. Como a tecnologia não funciona muito bem em ambientes claros, ela é melhor para espaços escuros.

Polvo e Lula

A lula têm um corpo alongado, em forma de tubo, já o do polvo é mais arredondado. Apesar de ambos os moluscos possuírem oito braços, esses animais possuem uma outra diferença importante: as lulas têm um par de tentáculos e nadadeiras ao longo do corpo, já os polvos não.
O comportamento de polvos e lulas também é distinto: os primeiros vivem se arrastando no fundo do mar, enquanto as lulas nadam bem perto da superfície.

Jacaré e crocodilo

Os crocodilos são da família Crocodilidae e os jacarés, da Alligatoridae. Os jacarés têm focinho largo e arredondado, enquanto os crocodilos têm a cabeça mais afilada. Além disso, os crocodilos possuem, nas escamas do ventre, os chamados poros glandulares, característica ausente nos jacarés.
A diferença mais visível, porém, está nos dentes. Todos os crocodilos apresentam o quarto dente do maxilar inferior hipertrofiado e encaixado numa cavidade lateral na parte externa da boca. Esse dente fica exposto mesmo com a boca fechada, já nos jacarés, ele fica escondido dentro da boca.

Japonês, chines e coreano 

Ah, a dúvida clássica que ninguém tem coragem de perguntar, na verdade saber a diferença entre eles é tão complicado que durante a Segunda Guerra Mundial os E.U.A distribuíram um livrinho para seus soldados verem a diferença, isso porque eles não queriam que eles se confundissem e atirassem em seus aliados asiáticos.
Chineses tem o rosto menos aredondado, desde o formato da cabeça até o contorno das sobrancelhas. Sua pele é mais amarelada.
Japoneses tem um rosto mais arredondado, e são mais pálidos, seus olhos são mais abertos e seu nariz é mais achatado.
Já coreanos são mais triangulares no rosto, seus narizes não são tão achatados e sua pele é um pouco mais escura do que a dos japoneses mas não tão amarela quanto os chineses.

Burro, Mula, Jumento, Jegue e Asno

Jumento, asno e jegue, são nomes regionais diferentes dados para exatamente o mesmo animal: o Equus asinus, uma espécie de “parente” do cavalo. Mula e burro, por sua vez, são um outro animal, formados a partir do cruzamento entre um jumento e uma égua. Quando o filhote desse acasalamento é uma fêmea, ela é chamada de mula; quando nasce um macho, ele é popularmente chamado de burro.
E todos eles tem a mesma personalidade forte, o motivo para eles "empacarem" durante as viagens. 


Por que, por quê, porque e porquê

A dúvida dos estudantes, afinal existe alguém que realmente saiba quando usar cada um desses termos? Provavelmente apenas professores e letrados, então aqui vai a explicação resumida:
A forma “por que” é utilizada no início da frase para introduzir uma pergunta, feita de maneira direta. Exemplo: Por que houve o rompimento das barragens?
Ao ser perguntado com “Por que?”, responda por meio da forma “porque”.
Emprega-se “por quê” ao final de frases interrogativas. Exemplo: Durante a reunião com o chefe, eles demonstraram preocupação por quê?
Já o “Porquê” funciona como substantivo, e tem o seu significado equivalente ao da palavra “motivo”. Exemplo: Todos sabem o porquê (motivo) de sua revolta.

Legalização e descriminalização 

Na legalização, todas as possíveis sanções são eliminadas, enquanto na descriminalização o ato deixa de ser ilícito apenas do ponto de vista penal. Ou seja, ainda pode haver punições administrativas. A pessoa não é presa, mas pode pagar multas, fazer serviços comunitários ou frequentar cursos oferecidos pelo Estado.

Psiquiatra, Psicólogo, Psicanalista e Psicoterapeuta

São todos parecidos, mas na verdade eles são bem diferentes.
O psiquiatra é um profissional com formação em Medicina e com especialização em Psiquiatria, os conhecimentos desta área e especialidade médica concentram-se nos comportamentos que fogem à “normalidade”, os  "transtornos mentais".
Depois de cinco anos do curso de psicologia, os psicólogos podem atuar em sua área, as técnicas são diversas, eles tratam de pacientes com problemas menores, e normalmente utilizam a conversa.
O psicanalista normalmente lida com "Anormalidades normais", ou seja, medo, raiva, coisas que todo mundo tem, o paciente fala tudo que vem à cabeça; cabe ao psicanalista interpretar de forma incisiva o que ele quis dizer inconscientemente, ajudando-o no autoconhecimento.
Já psicoterapeuta é um nomo comum para psicólogos e psiquiatras e pode ser usada para ambos.

Curtiu a matéria? Então curta também o nosso Facebook: Real World Fatos para mais matérias divertidas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...