sábado, 12 de agosto de 2017

Veja a aparência de algumas frutas e legumes antes deles serem domesticados

Você sabia que podemos domesticar frutas e legumes? É verdade, os seres humanos sempre tiveram as habilidades para aprimorar a genética de nossos alimentos, e eles faziam isso através da criação seletiva, que nada mais é do que um processo lento em que os agricultores selecionam e cultivam plantas com as melhores caraterísticas, tais como resistência a pragas, sabor, tamanho, sementes entre outras.
Com o passar do tempo muitos alimentos foram se transformando, ficando completamente diferentes de como eles eram anos atrás. Confira nessa galeria a comparação entre o antes e o depois de diversas frutas e legumes.

Milho

O milho  foi produzido a partir de plantas teosinto, que originalmente não eram comestíveis. O cereal passou a ser domesticado em 7000 a.C. Hoje em dia, o milho é muito maior do que era 9.000 anos atrás, e muito mais fácil de descascar e plantar. Ele também é muito mais doce, com cerca 6,6% de açúcar, em comparação com apenas 1,9% dos milhos naturais. Cerca de metade dessas mudanças ocorreram desde o século 15, quando os colonos europeus começaram a cultivar o milho.
Banana

As primeiras bananas provavelmente foram cultivadas há pelo menos 7.000 anos atrás em regiões da Asia e da Oceania. As bananas modernas vieram de duas espécies selvagens, a Musa acuminata e a Musa balbisiana, que eram menores e tinham grandes sementes duras no centro. As frutas modernas tem sementes bem menores, corpo mais alongado e um gosto melhor.

Melancia

A melancia 100% selvagem é tão rara hoje em dia que uma das poucas imagens que mostram essa fruta é essa pintura do século 17, feita por Giovanni Stanchi. Com o passar do tempo os seres humanos criaram melancias com um interior mais carnudo e vermelho para tornar ela mais comestível.

Berinjela


Acredita-se que algumas das primeiras berinjelas foram cultivadas na China. Naquela época as berinjelas tinham uma ampla variedade de formas e cores, como o branco, azul, roxo e amarelo. A versão selvagem da fruta costumava ter espinhos no lugar onde o caule da planta conecta as flores. Com a reprodução seletiva os espinhos desapareceram e a cor roxa foi ganhando preferencia, até que elas elas passaram a se parecer cada vez mais com as berinjelas modernas.

Pêssego 


Os pêssegos selvagens costumavam ser pequenos, mais parecidos com uma pequena cereja. Eles foram domesticados pela primeira vez em torno de 4000 a.C na China e tinha sabor terroso e ligeiramente salgado. Mas, depois de milhares de anos de produção seletiva, os pêssegos são agora 64 vezes maiores com cerca de 4% mais açúcar.

Cenoura

As primeiras cenouras foram cultivadas no século 10, na Pérsia e na Ásia Menor. Elas eram originalmente roxas ou brancas com uma raiz fina e bifurcada, mas com o passar dos anos elas perderam o pigmento roxo e tornaram-se mais alaranjadas. As raízes selvagens que possuíam um sabor forte e uma flor bienal (que demora 24 meses para completar o seu ciclo biológico), se transformaram em raízes grandes, de cor laranja que são normalmente colhidas anualmente no inverno.

Curtiu a matéria? Então curta também o nosso Facebook: Real World Fatos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...