sábado, 21 de outubro de 2017

Você conhece as gírias usadas no mundo do cinema?

Você sabe o que é Deus Ex Machina? O que significa fazer um Mickey Rooney? Quem é uma Mary Sue? O que é um MacGuffin ?Aprenda essas e outras expressões usadas no meio cinematográfico.

Deus Ex Machina

Deus Ex Machina é uma expressão latina com origens nas tragédias gregas que significa literalmente "Deus surgido da máquina", ela é usada para descrever quando um problema impossível é solucionado de maneira inesperada e improvável, normalmente pela intervenção de outro personagem, evento, habilidade ou objeto.

Mary Sue

Esse é o nome dado a qualquer personagem feminina que é simplesmente perfeita em tudo, ela tem habilidades que ela não deveria ter e usa elas para salvar o dia, normalmente ela também vem de origem humilde. O nome vem do conto de 1973 "A Trekkie's Tale", onde a Tenente Mary Sue era a mais jovem graduada de sua classe. O conto era na verdade uma paródia de Star Trek.

Gary Stu

Gary Stu, Marty Stu, Larry Stu ou até Marty Sam é a versão masculina de uma Mary Sue, ele é o cara que é bom em tudo sem nenhuma explicação.

MacGuffin

MacGuffin é o termo cunhado por Alfred Hitchcock para descrever algum objeto que serve de pretexto para avançar na história, e que muitas vezes nem tem tanta importância assim no fim das contas.

Chekhov's gun

Chekhov's gun (Arma de Chekhov) é o conceito de que se algo não for importante para a trama, ele deve ser retirado. O termo foi cunhado pelo escritor Anton Chekhov que disse a seguinte frase: "Remova tudo o que não tem relevância para a história. Se você diz no primeiro capítulo que há um rifle pendurado na parede, no segundo ou terceiro capítulo ele deve ser usado. Se não vai ser usado, ele não deve ser pendurado". O termo era usado para contos mas também pode ser usado em filmes.

Mickey Rooney

Mickey Rooney foi um ator de teatro, cinema e televisão que recebeu diversos prêmios por sua atuação, mas a gíria Mickey Rooney não tem nada a ver com atuar e sim gravar. O nome do ator é usado para descrever situações que foram gravados de um ângulo baixo, perto do chão. A expressão vem do fato de que o ator tinha apenas 1,57 m de altura.


Jane Russell

Jane Russel foi uma atriz americana da década de 50. Mas assim como Rooney a gíria de seu nome não tem a ver com atuar e sim filmar, Jane Russel é o nome dado a uma cena cujo enquadramento foca nos seios da atriz.

Regra Clint Eastwood

Segundo o livro "Movie Speak" a Regra Clint Eastwood diz que um ator não pode demitir um diretor, é que no passado Eastwood (que é tanto um diretor como ator) costumava dispensar cineastas com os quais não se dava bem.

Morte Disney

Uma Morte Disney ocorre quando um personagem morre mas continua aparecendo no filme, em lembranças, flashbacks, filmagens, fotos, etc. O termo também pode ser usado quando um personagem morre, mas depois é revelado que ele nunca morreu de verdade. Como o nome indica isso vem do fato de que os personagens da Disney quase nunca morriam de verdade, curiosamente isso também acontece muito com os filmes da Marvel, que agora pertence a Disney.


Single Man Tear

Single Man Tear, ou Única Lágrima Masculina, é um termo bem literal, ela é usada quando o personagem, que normalmente nunca chora, derrama apenas uma lágrima em um dos olhos. Alguns acham que isso é um ótimo efeito dramático, outros consideram apenas uma atuação ruim.

Maçã

Uma maçã é como um diretor chama um objeto que possa ser usado para deixar um ator mais alto do que ele é. O termo vem do fato de que antigamente eles usavam caixotes de maçãs para fazer isso.


4° Parede

A 4° parede é uma parede imaginária que separa a audiência do filme. No cinema pode acontecer do personagem "Quebrar a 4° Parede", ou seja, falar diretamente com quem está assistindo.

Lewinskys

O sobrenome da estagiária do ex-presidente Clinton é a gíria usada por dublês para se referir a joelheiras, o nome tem uma origem bem óbvia.

Cameo

Uma Cameo é uma participação especial, feita de maneira rápida, muitas vezes sem nenhuma fala, por um grande ator ou por qualquer pessoa escolhida pela produção do filme.

Sacos de carne

Sacos de carne, ou apenas carne, é a expressão usada por diretores para se referir aos atores, tanto os principais quanto os figurantes.

Ação!

Com certeza a expressão mais famosa do mundo cinematográfico, quando o diretor grita "Ação!" ele quer dizer para começarem as filmagens. Mas eles podem usar qualquer palavra como "Agora", "Comecem", "Gravando", entre outras. Dizem que o diretor Martin Scorsese prefere falar "Energia!" antes de começar a filmar.

Gostou da matéria? Então não deixe de ler mais matérias e visitar o nosso Facebook: Real World Fatos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...