6 de novembro de 2017

Perguntas fáceis, respostas difíceis #7

Nem todas as respostas são fáceis de se conseguir, mas a gente te ajuda. Essa matéria foi feita para as pessoas que gostam das respostas de maneira rápida e direta, sem enrolação. Todas essas perguntas são fáceis, mas suas respostas nem tanto, por isso vamos te ajudar.
Se você gostar dessa matéria, e quiser ver as outras partes dela, clique aqui.

O que São Bernardos carregam naqueles barris?

Foto CCO de domínio Público, Rawpixel

Se você já viu um São Bernardo você deve ter visto aquele pequeno barril que ele carrega no pescoço não é? Mas o que é aquilo? Simples, não é nada. A verdade é que esses cães não costumam realmente carregar esses "barris" em seus pescoços, isso é apenas um mito popularizado pela cultura pop.

Por que fevereiro tem menos dias?

Foto de Behnam Norouzi na Unsplash

Ter 30 ou 31 dias parece ser a norma entre os meses, mas fevereiro tem apenas 28 ou 29 dependendo do ano, por que isso acontece? Simplesmente porque fevereiro não era para ser o segundo mês do ano, e sim um dos últimos, com os dias que sobravam.
Naquela época abril, junho, sextilis, setembro e novembro tinham todos 29 dias. Os dias que sobraram foram colocadas no fim do calendário nos novos meses chamados janeiro e fevereiro, que também tinham 29 dias.
Nessa época os calendários seguiam o ciclo da Lua, mas depois ele foi mudado para seguir o Sol, o que mudou a quantidade de dias, os meses ficaram com 30 e 31 dias cada, mas o mês Sextillis acabou sendo mudado para Agosto em homenagem a César Augusto, e ele ganhou um dos 29 dias de fevereiro, que ficou com apenas 28. 

Por que mangá é em preto e branco?

Foto de Miika Laaksonen na Unsplash

Os "quadrinhos japoneses" já introduziram muitas histórias famosas, como Dragon Ball, Naruto, Cavaleiros do Zodíaco, Bleach, One Piece, Pokémon, Astro Boy, Fullmetal Alchemist e Attack on Titans, apenas para citar alguns, eles são lidos de "trás para frente" e são sem cor, apenas em preto e branco. Eles foram feitos assim por que mangás são bem vagabundos, eles queriam apenas poupar dinheiro. 
Veja, aqui no Brasil mangás são até itens de colecionadores, mas lá na Ásia eles começaram como algo bem barato, similar ao nosso jornal eles eram para serem lidos e depois jogados fora, por isso eles eram feitos do jeito mais barato possível, usando papel vagabundo e nenhuma tinta colorida, isso também ajuda a produzir eles mais rapidamente já que eles não perdem tempo pintando.

Um diploma te ajuda a conseguir um emprego?

Foto de MD Duran na Unsplash

Sim... e não. Especialistas concordam que ter boas conexões é muito mais importante do que ter um diploma na hora de ser contratado. Mas dependendo do emprego você só consegue ele com um diploma. Em outras palavras diplomas apenas dão uma pequena ajuda, mas não são garantia concreta de que você vai ter um bom emprego.

Por que a polícia é "inútil"?

Foto de Michael Förtsch na Unsplash

As pessoas tem uma visão irrealista da polícia, em filmes e séries eles sempre resolvem os seus casos, mas na vida real é diferente, em alguns lugares do mundo a polícia resolve menos de 20% dos crimes cometidos, qualquer outro emprego demitiria uma pessoa que só faz 20% do seu trabalho, mas por que isso acontece? Existem algumas razões.
Eles não ligam para todos os crimes. Ao contrário do que aparece em séries policiais os investigadores não trabalham um caso por vez, eles trabalham até 5 ou 6 casos de uma vez só, ou seja, algum crime vai ficar para trás.
Existem mais crimes do que policiais podem resolver. Em Caracas, Venezuela, por exemplo ocorrem 130 homicídios para cada 100.000 habitantes.
Corrupção. Não precisa nem dizer que nem todo policial é santo, muitos trabalham do outro lado da lei.

Por que fones de ouvido tem tamanhos diferentes?

Foto de Kiran CK na Unsplash

Por que um lado é maior do que o outro? É para evitar que os fios se enrolem, o lado maior tem de ser passado por detrás do pescoço, assim os fios ficam separados evitando que eles se entrelacem.

Qual o lugar mais quente do mundo?

Foto de Giorgio Fouarge na Unsplash

Se você reclama da sua casa no verão saiba que existe um lugar pior. Embora a temperatura do mundo esteja mudando constantemente o Lut é considerado atualmente o lugar mais quente do mundo, esse deserto iraniano chega a temperaturas de 70 graus Celsius.

Qual o lugar mais frio do mundo?

Foto de Torsten Dederichs na Unsplash

Essa informação pode não te surpreender mas a Antártica ainda é o lugar mais frio do mundo, lá já foram registradas temperaturas de -89 graus Celsius ou -126 Fahrenheit. O Planalto Antártico Oriental já até mesmo chegou aos -94,7°C.

Por que o leão é o "rei da selva"?

Foto de jean wimmerlin na Unsplash

Leões vivem em savanas, mas são conhecidos como o rei da selva, ou o rei da floresta, essa confusão vem da palavra "Jungle", em inglês essa palavra significa "Selva", mas em hindi ela significa qualquer lugar selvagem e sem ordem, incluindo as savanas. Ou seja, o leão é o rei da selva por um pequeno erro de tradução que já vem ocorrendo há séculos.

Por quanto tempo o mundo ficou em paz?

Foto de Birmingham Museums Trust na Unsplash

A história moderna do mundo tem mais de 3.500 anos, desses apenas 8% (segundo algumas fontes) foram em relativa paz, sem guerras, isso equivale a cerca de 268 anos em paz. Mas isso foi há muito tempo atrás, quando não existiam tantos humanos guerreando por espaço e produtos. Para se ter uma ideia, entre 1345 e 1945 eles faziam uma média de 2 guerras por ano.

Por que pedofilia era tão comum na história da humanidade?

Foto de Caleb Woods na Unsplash

Antigamente era comum que meninas de cerca de 13 anos já estivessem casadas, na verdade assim que uma mulher pudesse engravidar ela já podia arranjar um marido, ou seja, esse tipo de coisa era bem comum antigamente.
Para se ter uma ideia, as primeiras leis que podem ser consideradas anti-pedofilia não foram criadas para proteger as crianças, e sim os maridos delas, já que se elas tivessem feito sexo antes do casamento era possível que o marido desistisse de se casar por ela não ser mais virgem.
Isso tudo se devia a uma série de fatores diferentes, incluindo crenças culturais, tradições, normas sociais, religião e, em alguns casos, considerações econômicas.

Por que asiáticos voam em filmes?

Foto de Charlein Gracia na Unsplash

Seja em O Tigre e o Dragão ou filmes mais modernos, asiáticos parecem ter a habilidade de voar em filmes de artes marciais, isso vem da crença deles no Qinggong, que é a "habilidade da leveza" do Kung-fu, basicamente eles querem dizer que eles são tão bom lutadores que eles se movem com grande leveza e agilidade, parecendo que estão voando.

Por que drogas agem rápido e remédios não?

Foto de Colin Davis na Unsplash

Remédios podem demorar dias até fazer efeito, mas drogas ilícitas costumam funcionar em minutos, o motivo principal para isso é que essas drogas são muito mais potentes, afinal traficantes não se preocupam muito com efeitos colaterais, então drogas costumam ser bem mais fortes e agem mais rápidas do que remédios comuns.

Em quanto tempo você perde os seus músculos?

Foto de Alonso Reyes na Unsplash

Depende do quão musculoso você é, mas para se ter uma ideia o que você ganha em 6 semanas, malhando umas 4 vezes por semana, você perde em apenas 2 semanas se você parar de malhar completamente, claro que isso também vai depender da dieta e outras particularidades da pessoa.

Por que outros países não tem caixas d'água?

Foto de Phil Hearing na Unsplash

Porque eles não precisam, caixas d'água são para países subdesenvolvidos onde as pessoas podem ficar sem água por grandes períodos de tempo sem aviso prévio, países onde isso não acontece não usam caixas d'água.

Os Illuminati existem?

Foto de Tolga Ahmetler na Unsplash

Sim, mas não do jeito que você imagina. Segundo as lendas os illuminati controlam o mundo por trás da cortina, eles são uma organização (nem tão) secreta composta de pessoas poderosas que controlam o mundo. Mas a vida real é menos divertida.
Os illuminati são uma versão fantasiosa dos Bavarian Illuminati, um grupo fundado pelo professor Adam Weishaupt em 1° de maio de 1776, o objetivo deles não era dominar o mundo, era apenas fazer com que as pessoas vissem além das superstições, religião e crendices populares, que muitas vezes ficavam no caminho do verdadeiro iluminismo intelectual.
Os illuminati se separaram em vários outros grupos, mas nenhum deles é igual o das lendas, e alguns desses grupos existem até hoje.

Curtiu a matéria? Então não deixe de dar uma passada em nosso facebook: Real World Fatos para mais matérias incríveis todos os dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário